top of page

O que é mindfulness?

Mindfulness é a capacidade que todos nós possuímos de estar completamente presentes, conscientes do nosso corpo, emoções e pensamentos, de onde estamos e do que estamos fazendo, prestando atenção com abertura para toda experiência, com curiosidade e com gentileza.

Para que mindfulness?

Com a correria do dia a dia, sempre cheios de coisas para fazer, preocupações e bombardeados com informações, é fácil nos desconectarmos do presente e de nós mesmos, ficando perdidos em pensamentos, antecipando o futuro ou remoendo o passado. Quando praticamos mindfulness (ou atenção plena, como foi traduzido para o português) treinamos intencionalmente prestar atenção à experiência de cada momento, em nosso corpo e no mundo ao nosso redor, com uma atitude curiosa, aberta, gentil e sem julgamentos. Ao fazer isso, reconhecemos nossas sensações, nossas emoções e nossos pensamentos, observamos sem tentar afastá-los ou mudá-los, e vamos aos poucos deixando de ser controlados por eles. Vamos encontrando um espaço em que é possível estar com toda nossa experiência com mais paz e clareza.

A pesquisa científica e o ensino de mindfulness estão cada vez mais presentes nas principais universidades do mundo. Já são muitas as evidências de benefícios para a nossa saúde física e mental, como:

  • redução do estresse, ansiedade e depressão

  • melhor regulação emocional

  • aumento da capacidade de foco/concentração

  • aumento do senso de bem-estar

  • melhora na qualidade do sono

  • melhora da memória

  • diminuição da auto-crítica

  • melhora na saúde física (ex: redução da pressão sanguínea, melhora da imunidade)

  • ajuda a lidar com a dor crônica

  • retarda o envelhecimento do cérebro

Mindfulness é meditação?

Sim e não. Mindfulness pode ser definido como “a consciência que surge ao prestar atenção intencionalmente no momento presente, sem julgamento” (Jon Kabat-Zinn, PhD). Há muitas coisas nas quais podemos prestar atenção dessa forma. Podemos observar nosso corpo, nosso ambiente, nossas emoções. Podemos fazer isso ao sair pra caminhar, escolhendo ouvir, ver e sentir, ao invés de se distrair com pensamentos, por exemplo, ou em atividades diárias, como lavar a louça ou cuidar do jardim. E também podemos praticar mindfulness através da meditação. A meditação é uma prática formal na qual treinamos nossa mente ao escolher focar nossa atenção em um objeto específico, como a respiração por exemplo, com a intenção de simplesmente observar as sensações da respiração. Esse é um exemplo de meditação mindfulness. Mas existem outras modalidades de meditação. O termo “meditação” se refere a muitas modalidades de práticas, com diferentes objetivos. Falar que praticamos meditação é como falar que praticamos esportes. Mas qual esporte? Os esportes são muito diferentes entre si. E as práticas meditativas também.

bottom of page