top of page
foto site.png

Olá!

Meu nome é Marina Fernandez. Pratico e estudo mindfulness desde 2017. Encontrei no mindfulness uma forma de explorar a vida com mais consciência e presença, experimentando mais paz e liberdade em cada momento.

Minha história

Iniciei minha carreira como cientista. Me formei bióloga pela Universidade de São Paulo e lá fiz meu mestrado, doutorado e pós-doutorado em zoologia marinha. Apesar de soar como o emprego dos sonhos - e era, em muitos aspectos -, a carga de trabalho que a minha pesquisa demandava, a pressão por publicação e a sensação constante de que tudo que eu fazia nunca era o suficiente, foram destruindo minha saúde mental. Desde o mestrado comecei a viver estressada, ansiosa, com insônia e com muita dificuldade de regular minhas emoções. O período em que estava terminando a minha tese de doutorado foi o mais difícil: estava vivendo imersa nos meus pensamentos, com muita auto-crítica, medo de falhar e tendo muitas crises de ansiedade. Sem conseguir mais focar no trabalho, eu sabia que daquela forma eu não conseguiria terminar meu doutorado e que precisava de uma solução.

Na época, minha mãe estava passando por uma recaída da depressão e na busca de uma solução para ela também. Foi aí que ela trouxe a palavra mindfulness para o meu vocabulário pela primeira vez. Era um tipo de meditação laica que estava sendo muito estudado pela ciência e apresentando diversos benefícios para a saúde mental. A ciência me fisgou e decidi tentar.

 

Fiz um curso de mindfulness e mergulhei fundo. Comecei a meditar todos os dias, em uma grande tentativa de aliviar o sofrimento pelo qual estava passando. Aos poucos, meus pensamentos foram se assentando, minha mente acalmando e fui começando a ver minhas experiências, meus pensamentos e minhas emoções com muito mais clareza, menos reatividade. Foi como se um novo mundo estivesse se abrindo para mim ao encontrar a possibilidade de presença, de viver no presente. Fui parando de acreditar nas histórias de fracasso para o meu futuro, de catastrofizar as coisas antes delas acontecerem e consegui focar na minha tese. Fui realmente encontrando paz. E nunca mais parei de meditar. A prática continua me ajudando muito a regular minhas emoções, a me conectar com a experiência do momento presente, comigo mesma, com o que importa pra mim e me faz bem.

 

Feliz por ter encontrado esse caminho transformador, quis que ele se tornasse a parte principal da minha vida. Me formei instrutora de mindfulness pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo e pelo Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Hoje, me dedico a ajudar outras pessoas a também encontrarem um caminho para a presença e para o equilíbrio emocional através da meditação.

Minha formação

  • Instrutora de Mindfulness certificada pelo Greater Good Science Center, Universidade da Califórnia, Berkeley

  • Instrutora de Mindfulness certificada pelo Instituto de Psiquiatria da USP

  • Pós-doutorado em Zoologia pela USP

  • Doutorado em Zoologia pela USP

  • Mestrado em Zoologia pela USP

  • Graduação em Ciências Biológicas pela USP

bottom of page